Terça, 24 Abril 2018

Alesc aprova projeto da deputada Ana Paula que denomina Vale das Cervejas

AnaPaula 1412Foi aprovado na última semana, Projeto de Lei de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT) que denomina como Vale das Cervejas as 14 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). O PL 0340.7/2017 , apresentado em setembro, visa promover o potencial turístico e a tradição cervejeira no Médio Vale do Itajaí e abrange os municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. A denominação Vale das Cervejas também busca o desenvolvimento da produção artesanal, a organização produtiva das comunidades, a difusão de conhecimentos e habilidades básicas e a formação de técnicos (mestres cervejeiros).

 

“A região informalmente já é reconhecida pela quantidade de micro-cervejarias artesanais ali instaladas”, argumenta a deputada na justificativa do PL. Ana Paula cita várias empresas, como: Cervejaria Eisenbhan, Cervejaria Container, Cervejaria Bierland e Cervejaria Blumenau, de Blumenau; Cervejaria Zehn Bier, de Brusque; Cervejaria Schornstein, de Pomerode; Cervejaria Handwerk, de Ibirama; Cervejaria Das Bier, de Gaspar; Cervejaria Kiezem Ruw, de Guabiruba; Cervejaria Blauer Berg e Cervejaria Berghain, de Timbó.

“O Vale das Cervejas representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes alemães. As construções em estilo enxaimel, o sotaque, a linguagem, a denominação dos locais público e, principalmente, a produção da cerveja artesanal são marcas desta imigração”, contextualiza a deputada Ana Paula Lima.

O projeto segue agora para sanção do governador.

Capital Nacional da Cerveja – A cidade de Blumenau, no Médio Vale do Itajaí, é, desde março, a Capital Nacional da Cerveja, título conferido pela Lei 13.418/2017. A iniciativa foi do deputado federal Décio Lima (PT), autor do Projeto de Lei nº 7313/2014 (no Senado, PLC 39/2016), em reconhecimento à tradição e indústria cervejeira do município.


Foto: Eduardo Guedes/AL
Área de anexos

0
0
0
s2sdefault

 faca sua doacao 1

Clique aqui e Faça sua DOAÇÃO!

Cartilha, Direito de Resposta

Nosso Endereço

Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina.
Praça Olívio Amorim, 36, CEP: 88.020-090, Florianópolis - SC
Fone/Fax: 48 3028-6313

Editar o site