Quinta, 29 Junho 2017

 

Tese sobre militância petista é defendida na Universidade Federal de Santa Catarina


Leia Mais

Santa Catarina registra mobilizações em nove cidades contra os retrocessos de Temer


Leia Mais

Elivane Sechi: MEDO, RESISTÊNCIA E COVARDIA


Leia Mais

Nota de apoio do PT-SC à GREVE GERAL


Leia Mais

6º Congresso Estadual do PT-SC define a nova direção do partido neste final de semana


Leia Mais

Décio Lima é o novo presidente eleito do PT-SC


Leia Mais

Nota em conjunto do PT-SC, PDT e PCdoB sobre as denúncias que desmascaram bloco golpista


Leia Mais

NOTA DA BANCADA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA


Leia Mais

Gleisi é eleita a primeira mulher presidenta nacional do PT


Leia Mais

Cerimônia de posse da nova direção do PT/SC acontece nesta quarta-feira


Leia Mais

Tese sobre militância petista é defendida na Unive...

Santa Catarina registra mobilizações em nove cidad...

Elivane Sechi: MEDO, RESISTÊNCIA E COVARDIA

Nota de apoio do PT-SC à GREVE GERAL

6º Congresso Estadual do PT-SC define a nova direç...

Décio Lima é o novo presidente eleito do PT-SC

Nota em conjunto do PT-SC, PDT e PCdoB sobre as de...

NOTA DA BANCADA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NA AS...

Gleisi é eleita a primeira mulher presidenta nacio...

Cerimônia de posse da nova direção do PT/SC aconte...

Juízes e Promotores têm atestado de idoneidade vitalício?

Por Cleberson Marcon

Na noite de ontem (votação se estendeu até às 4h30min da madrugada) a Câmara dos Deputados aprovou o PL 4850/16 (as chamadas “10 medidas de combate à corrupção”). O PL se originou de uma proposição do Ministério Público com o apoio de entidades da sociedade civil.

É louvável a iniciativa de promotores ou mesmo de integrantes do Poder Judiciário de provocar o Congresso Nacional para discutir e aperfeiçoar a legislação no sentido de combater qualquer tipo de corrupção, seja de agentes públicos ou mesmo de operadores da iniciativa privada.
Durante a votação do PL 4850/16 o deputado federal Weverton Rocha (PDT/MA) apresentou uma emenda que foi aprovada por 313 votos a 132 e 5 abstenções. A emenda prevê a possibilidade de responsabilização de juízes e membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade.


Esse talvez seja um dos pontos mais polêmicos da votação. Particularmente concordo com a inciativa do deputado maranhense pedetista. Ser promotor ou juiz não é portar um atestado de idoneidade vitalício. Pelo contrário, as evidências mostram que estamos longe disso. Membros do MP ou do Judiciário não podem estar acima da lei.
A narrativa construída pela grande imprensa alimentada especialmente pelo promotor Deltan Dallagnol de que a Lava Jato acabou é completamente falaciosa. Membros do MP e do Judiciário estão se colocando como vítimas porque não querem responder por seus atos abusivos.


Juízes e promotores são fundamentais para fortalecer o Estado Democrático de Direito. Mas eles não podem atuar de forma político-partidária para criminalizar partido “A ou B” ou uma ainda perseguir lideranças políticas que tem orientação ideológica “A ou B”.


Com a legislação atual é muito difícil um juiz, promotor ou procurador que comete abusos de autoridade ser responsabilizado. Não existe uma tipificação e muito menos uma pena. E ‘cá pra nós’ quantos integrantes da magistratura ou do MP se envolvem em vendas de sentença, crime organizado ou narcotráfico?


Vejamos o caso do ex-senador Demostenes Torres (DEM/GO), procurador do estado de Goiás, que perdeu o mandado no Senado Federal, envolvido em corrupção com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Qual foi a pena dele? Aposentadoria compulsória com salário de R$ 25 mil. Você acha justo?


A juíza Clarice Maria de Andrade da Comarca de Abaetetuba, no nordeste do Pará, manteve em 2007, uma jovem de 15 anos presa por 26 dias numa cela com 30 homens (a jovem sofreu violência psicológica, física e sexual). E depois de 09 anos qual foi a pena para esta magistrada? O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu a juíza por dois anos da magistratura e manteve o salário integral. Ou seja, o CNJ deu férias remuneradas de dois anos para a juíza.


Sou completamente favorável a tipificar o crime de abuso de autoridade de juízes, promotores e procuradores. E lembro que isso não tem nada a ver com a Operação Lava Jato, que é a “cortina de fumaça” desses que se acham os paladinos da moralidade e que não querem ser julgados por seus abusos.


Se políticos de alta plumagem estão sendo presos por atos de corrupção (eu concordo plenamente) porque magistrados ou integrantes do MP não podem ser presos também por atos de abuso de autoridade ou corrupção? Porque eles estão acima da lei?

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

PT/SC realiza grande encontro de lideranças na região Sul, nesta sexta (23)

22 Junho 2017
PT/SC realiza grande encontro de lideranças na região Sul, nesta sexta (23)

Começa pelo Sul do Estado, em Içara, a rodada de plenárias por Macrorregiões do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina (PT/SC). Com uma agenda que inclui todas as regiões do estado, o presidente do PT/SC, deputado federal Décio Lima, junto com lideranças e a militância da região Sul realiza ciclo...

Nova direção do PT/SC toma posse em evento na FECESC

19 Junho 2017
Nova direção do PT/SC toma posse em evento na FECESC

Com o auditório da FECESC lotado, a cerimônia de posse da nova direção do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina (PT/SC) aconteceu na última quarta-feira (14). O partido passa a ser comandado pelo deputado federal Décio Lima, que foi eleito durante o 6º Congresso Estadual do PTSC, que aconteceu em...

Claudio Vignatti: Encerra-se um ciclo para outro começar, com renovação de esperança e fôlego para a luta

13 Junho 2017
Claudio Vignatti: Encerra-se um ciclo para outro começar, com renovação de esperança e fôlego para a luta

Neste momento, chega ao fim um ciclo de quatro anos que passei à frente do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina. Foi uma honra e um imenso desafio ser o presidente estadual do maior partido de esquerda do país, encarando uma das maiores, senão a maior crise política da história...

Cerimônia de posse da nova direção do PT/SC acontece nesta quarta-feira

13 Junho 2017
Cerimônia de posse da nova direção do PT/SC acontece nesta quarta-feira

A cerimônia de posse da nova direção do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina (PT/SC) acontece nesta quarta-feira (14). O partido será comandado pelo deputado federal Décio Lima, que foi eleito durante o 6º Congresso Estadual do PTSC. O ato de posse acontece na FECESC, em Florianópolis, às 19h. O...

Credenciamento de delegados para o 55º Congresso da UNE é realizado em SC

07 Junho 2017
Credenciamento de delegados para o 55º Congresso da UNE é realizado em SC

O credenciamento dos delegados para participar do 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) – que acontece entre os dias 14 e 18, vai eleger a nova direção da entidade, na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte –, aconteceu nesta terça-feira (6), na sede da União Catarinense...

PT aprova Resolução sobre a violência contra mulher em seu 6º Congresso Nacional

06 Junho 2017
PT aprova Resolução sobre a violência contra mulher em seu 6º Congresso Nacional

O 6º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores foi marcante para a história do partido. Entre suas marcas, certamente estão as conquistas das mulheres, simbolizada pela “Campanha Partido Sem Machismo”, organizada pelas jovens. É a organização coletiva das mulheres que nos permite dar suporte para que as mulheres avancem na...

PTSC no Twitter

PTSC no Facebook

Acesse nosso Canal no Telegram

Cartilha, Direito de Resposta

Recursos Federais em SC

Nosso Endereço

Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina.
Praça Olívio Amorim, 36, CEP: 88.020-090, Florianópolis - SC
Fone/Fax: 48 3028-6313

Receber informativo

Entrar em Contato

Email:
Assunto:
Mensagem:

Sites Importantes